Brinda Brasil chega para valorizar vinhos e espumantes nacionais

By on novembro 19, 2018
Brinda Brasil 1

Evento que será realizado nos dias 29 e 30 de novembro, no Hotel Mercure de Goiânia, é considerado uma das principais vitrines da produção vinícola no País

A produção vinícola nacional será a grande estrela da terceira edição do Brinda Brasil em Goiânia, maior salão de vinhos, espumantes brasileiros e bebidas especiais do Centro-Oeste e um do maiores do País. Idealizado para propagar a qualidade das bebidas nacionais, o evento será realizado nos dias 29 e 30 de novembro, no Mercure Hotel. O sommelier e jornalista Rodrigo Leitão, um dos organizadores e idealizadores do salão, apresentou os principais dados que giram em torno do setor, durante avant-première do evento, realizada no último dia 13 na distribuidora e importadora My Winery, em Goiânia.

O Brinda Brasil está em sua terceira edição na capital goiana, mas já é realizado há oito anos em Brasília. Idealizador do evento, Leitão explica que o salão foi criado com o objetivo de desmistificar a imagem, implantada por décadas, de que o Brasil não produz bons vinhos. “Nós não só produzimos bons vinhos, como somos o melhor produtor do mundo de espumantes por meio do método Charmat (em grande quantidade), nenhum francês é melhor que o Brasil nesse processo que tem uma relação de custo, benefício e qualidade. Quando se fala em método tradicional de produção de espumantes, somos o segundo maior produtor do mundo. Só perdemos para Champagne, na França”, explica. Segundo Rodrigo essa qualidade do produto brasileiro é atestada por grandes concursos internacionais, que nos últimos quatro anos deram mais de quatro mil medalhas para vinhos e espumantes nacionais.

Durante o salão, estarão 25 vinícolas da região Sul do País e também de Goiás, que vem quebrando paradigmas e mostrando que. mesmo com o clima seco e solo árido, é possível produzir vinhos. Nove vinícolas são inéditas, o que inclui a Peculiari situada no Vale dos Vinhedos, a primeira região com classificação de Denominação de Origem (DO) de vinhos no País. Outro destaque é a participação da Salton, vinícola centenária considerada a maior produtora de espumantes brasileira. Goiás será representado pelo vinho Muralha, produzido na Serra das Galés, em Paraúna. Diversos lançamentos acontecerão nas duas noites, entre elas o espumante My Winery 01, vinho goiano produzido na Serra Gaúcha. A bebida foi desenvolvido pelo sommelier Felipe Prigol junto a enólogos, levando em consideração o clima goiano.

Entre os petiscos, serão servidas degustações de queijos de Pirenópolis, pães de vinho tinto, entre outros. Uma das novidades nessa edição são as bebidas especiais como as cervejas especiais e as cachaças, que são destaque na produção goiana.

Com programação incrementada, o evento também irá oferecer também jantares harmonizados e haverá oficinas para garçons e maitres.

O Brinda Brasil 2018 tem o apoio oficial do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e da Confraria Amigas do Vinho, que abrirá a sua filial de Goiás durante o salão, que este ano deve expor cerca de 150 rótulos brasileiros variados. Ao longo de 10 edições, o evento gerou um aumento de 8% no número de novos apreciadores, 1220 pessoas, segundo a Associação Comercial de São Paulo. “Esses apreciadores consomem, em média, 63 mil garrafas por ano e a estimativa do faturamento para o fechamento do ano é de R$ 2,8 milhões. São eventos assim que promovem esse crescimento do consumo de produtos nacionais”, ressalta. Nas oito edições realizadas em Brasília, 13 mil pessoas participaram do salão, enquanto que os dois eventos de Goiânia movimentaram 1,6 mil pessoas.

Crédito: Juliana Nogueira (Stylo Fotografia)

You must be logged in to post a comment Login