Como a inflação pode jogar a seu favor

By on abril 13, 2015
olindo

Economista do Sicoob Engecred-GO explica os benefícios de aplicações em produtos de instituição financeira cooperativa, que podem gerar um ganho real de 90% sobre o rendimento do sistema bancário

 

Novamente os brasileiros estão sendo rondados pelo fantasma da inflação, que é a média do crescimento dos preços de um conjunto de bens e serviços em um determinado período. Conforme dados do IBGE divulgado em abril, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) apresentou uma inflação acumulada dos últimos 12 meses (Abril/14 a Março/15) de 8,13% ficando a cima do teto da meta de inflação do Governo de 6,5%. Segundo dados da Pesquisa FOCUS do Banco Central, que mede a expectativa com relação aos indicadores econômicos, a expectativa é que o IPCA feche o ano de 2015 próximo a 8,20%, com queda de 1,01% no Produto Interno Bruto (PIB). Mas se, por um lado, a inflação corrói o poder de compra dos brasileiros, de outro, ela também pode beneficiar quem tem dinheiro para investir, já que as taxas de juros elevadas aumentam o retorno financeiro do investimento, com ganhos acima do aumento de preços. O negócio é pesquisar a melhor opção de investimento.

Um exemplo vem do Sicoob Engecred-GO, instituição financeira cooperativa de Goiânia, unidade singular do Sistema Sicoob, que oferece para seus associados com perfis aplicadores, opções de produtos de investimento beneficiadas por taxas mais atrativas. Também oferece aplicações de renda fixa como o Recibo de Depósito de Cooperativas (RDC), vinculadas ao Certificado de Depósito Interfinanceiro (CDI), mantendo os rendimentos e acompanhando a evolução da taxa básica de juros do mercado.

Com o RDC, o cooperado sabe, com antecedência, o prazo e as condições de remuneração. Além da solidez da Cooperativa, essas aplicações contam com a garantia do Fundo Garantidor do Sicoob (FGS) até o limite de R$ 250 mil por CPF e CNPJ. Um dos benefícios do RDC é a regressão da tabela do Imposto de Renda (IR). Dependendo do tempo de aplicação, chega a ser 15% sobre o rendimento bruto. Quanto mais o cooperado aplicar a longo prazo, menos IR ele irá pagar.

Segundo o economista e consultor do Sicoob Engecred-GO, Olindo Guerin Neto, enquanto os bancos estão remunerando as aplicações em média a 85% do CDI, a Cooperativa tem remunerado em média a 95% do CDI, podendo chegar a 100% dependendo do saldo aplicado e do tempo que a aplicação permanecerá na cooperativa. “Apesar de parecer pequena, considerando uma taxa anual de 12,75%, a diferença significa um ganho real de 90% sobre o rendimento do sistema bancário já descontando o imposto de renda retido sobre o ganho financeiro”, informa o consultor. Desta forma, o cooperado garante um rendimento maior do que a inflação, diferente do sistema de poupança atual em que o associado perderia, no mesmo cenário, 0,62% do seu recurso em termos reais. Segundo Olindo, a taxa de remuneração média da poupança registrada em abril (Fonte Banco Central) foi de 7,5% ao ano contra 8,13% da inflação (IBGE).

Como a inflação está associada a perda de rendimento real das famílias, não só os associados da Cooperativa com perfil de investidor podem se beneficiar. Os tomadores de recursos têm mais vantagens em empréstimos considerando as taxas de juros mais competitivas, além disso, o Sicoob Engecred-GO oferece produtos de crédito personalizados, que ajudam o cooperado a passar por esse período mais turbulento com mais tranquilidade.

Entenda a inflação

Na teoria, a inflação está mais sujeita a acontecer em economias de ritmo de crescimento mais elevado, porém, instabilidades na economia fizeram com que o país tenha, em 2015, este cenário de recessão. A inflação tem um impacto negativo nas variáveis de consumo das famílias, produção e consequentemente, a piora do PIB. É uma reação em cadeia. “O que está puxando a inflação são os preços da energia elétrica e combustível, além dos produtos importados ou que dependem de matéria-prima importada e que sofrem influência da taxa de câmbio, como eletro-portáteis e eletroeletrônicos, fertilizantes, itens de limpeza, entre outros”, comenta o economista e consultor do Sicoob Engecred-GO, Olindo Guerin Neto.

Nesses itens, o consumidor vai sentir diretamente o peso da inflação. Os preços dos produtos de necessidades básicas que possuem demanda menos elástica a variações de preços, como alimentos e medicamentos, por exemplo, também sofrerão repasse de custos de fabricação e transporte das indústrias e atacadistas. Por outro lado, os produtos que não fazem parte das necessidades básicas do consumidor sofrerão reajuste menor. “Nesse caso é esperado que o mercado se autorregule em função de uma queda na demanda”, esclarece Olindo.

Sobre o Sicoob Engecred-GO

O Sicoob Engecred-GO é uma cooperativa de crédito de Livre Admissão, especializada em gestão financeira, incluindo pessoas físicas e jurídicas de diferentes segmentos de mercado. Sua missão é oferecer soluções financeiras e serviços diferenciados, e promover o desenvolvimento humano, econômico e social. O início das atividades ocorreu em setembro de 2001, data marcada pela inauguração do primeiro ponto de atendimento da cooperativa. Em 2009, o Banco Central aprovou o projeto de transformação da cooperativa em Livre Admissão de associados, que passou a ser denominada Sicoob Engecred-GO. Atualmente, a cooperativa é considerada a segunda maior cooperativa financeira do sistema Sicoob Goiás Central em níveis como Patrimônio Líquido Ajustado e Operações de Crédito.

You must be logged in to post a comment Login