Enel inaugura ecoponto durante o Fica

By on junho 7, 2018
Ecoenel - fotos Alex Malheiros (2)

Cidade de Goiás é o terceiro município escolhido para receber um posto do Ecoenel, que concede bônus nas contas de energia em troca de resíduos recicláveis

Aproveitando a realização do Festival de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) na Cidade de Goiás, a Enel Distribuição Goiás inaugura nesta sexta-feira (8) no município um ecoponto do programa Ecoenel, que troca resíduos recicláveis por desconto na conta de energia. O Fica é o maior festival de cinema ambiental da América Latina e leva para a cidade discussões sobre meio ambiente e sustentabilidade, temas que estão alinhados com os objetivos do Ecoenel, que contribui para a preservação ambiental na medida em que garante a destinação correta de materiais recicláveis.

Por meio do Ecoenel, os clientes da distribuidora poderão trocar materiais recicláveis, como papel, papelão, garrafas PET, plástico, livros sem capa, sucata de ferro, alumínio e de materiais eletrônicos, motor de geladeira, placas de TV e computador e alguns tipos de garrafas de vidro, por bônus na conta de luz. A cerimônia de inauguração será realizada às 14h, na Praça Goiás do Couto, e contará com a presença do responsável pelos Projetos de Eficiência Energética da Enel Brasil, Adriano Faria; da prefeita da Cidade de Goiás, Selma de Oliveira Bastos Pires; da secretária do Meio Ambiente, Ana Cláudia de Lima Silva; do responsável pela Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Marcos das Neves, e do coordenador geral do Fica, Rodrigo Santana.

O ecoponto foi instalado em parceria com a Prefeitura da Cidade de Goiás e a Donizete Reciclagem para atender a toda a população do município. O ponto de coleta funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Os primeiros três ecopontos do Ecoenel foram inaugurados no município de Posse, na região Nordeste do Estado. Em seguida, outro ponto foi instalado em Goiânia, na Vila Canaã, e a previsão é de que, até o final de 2018, outros cinco pontos sejam disponibilizados em todo o Estado.

O programa é desenvolvido há 11 anos pela Enel no Ceará e no Rio de Janeiro, por meio das distribuidoras de energia Enel Distribuição Ceará e Enel Distribuição Rio. Durante esse período, cerca de 77 mil toneladas de resíduos já foram trocadas por aproximadamente R$ 5 milhões em bônus na conta de 610 mil clientes. Nos primeiros três meses de programa na Enel Distribuição Goiás, o Ecoenel já trocou mais de 20 toneladas de lixo reciclável por descontos na conta de 545 pessoas.

Para a diretora de Sustentabilidade da Enel no Brasil, Márcia Massotti, o programa se tornou referência e um modelo a ser multiplicado. “O Ecoenel não é um simples programa de desconto na conta de energia. Ele garante a destinação adequada dos resíduos recicláveis, ajuda no pagamento da conta de energia de muitas famílias e ainda contribui com as melhores práticas ambientais e sociais em prol de toda a sociedade”, reforça a diretora.

Como participar

Qualquer cliente, pessoa física ou jurídica, pode participar do programa. Para se cadastrar, basta ir a um ecoponto com a conta de energia e definir o número da unidade consumidora que receberá os bônus. Em seguida, o cliente recebe o cartão do Ecoenel, que funciona como cadastro no programa. Depois disso, basta levar os resíduos previamente separados por tipo, como papel, latas e garrafas PET. Os resíduos são pesados e o valor em bônus é creditado na conta de energia. Cada resíduo tem seu valor em quilo, unidade ou litro. Caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte.

Os clientes podem acompanhar o impacto ambiental positivo do programa por meio do aplicativo Ecoenel – disponível nas plataformas Android e IOS -, que permite visualizar o histórico de coletas, os valores dos bônus, os ecopontos mais próximos e a tabela de preços dos resíduos recebidos em cada posto de coleta.

Dentro da lógica da bonificação na conta de energia elétrica, os clientes também podem doar seus bônus para qualquer outra unidade consumidora, seja de pessoa física, empresa, instituição ou projetos sociais. Basta informar no momento do cadastro o número da unidade consumidora para a qual os bônus serão destinados.

Resíduos que podem ser reciclados com o projeto

· Papel e papelão;

· Livros sem capa;

· Garrafas PET;

· Sucatas de ferro, alumínio e de materiais eletrônicos;

· Embalagens de plástico;

· Motor de geladeira;

· Placas de TV e computador;

· Alguns tipos de garrafas de vidro.

Reconhecimento

Por seus resultados, o Ecoenel já recebeu reconhecimentos nacionais e internacionais. Os mais recentes foram a participação no Knowledge Week, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington, nos Estados Unidos; o Prêmio Nacional de Inovação, em 2013; e o Prêmio ODM Brasil, que incentiva ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Serviço – Cerimônia de inauguração do ecoponto do programa Ecoenel

Quando – sexta-feira (8).

Horário do evento – 14h.

Endereço – Praça Goiás do Couto, Rua Damiana da Cunha, Setor João Francisco, Cidade de Goiás.

You must be logged in to post a comment Login