Faculdade realiza 3º edição de campanha pela dignidade feminina

By on março 6, 2018
Doações Cevam (8)

A partir do dia 8 de março até o fim do mês, ação vai arrecadar produtos de beleza, higiene e cuidados pessoais para distribuição a mulheres de instituições sociais

Pelo terceiro ano consecutivo, a Fasam – Faculdade Sul-Americana aproveita o mês de março para chamar a atenção da comunidade estudantil e sociedade para a dignidade das mulheres e violação dos direitos das que sofrem violência ou vivem nas ruas, em situação de risco. Com uma campanha de comunicação que envolve arrecadação de produtos de beleza, higiene e acessórios, a faculdade beneficia mulheres em instituições filantrópicas.

A partir do Dia Internacional da Mulher, 8 de março, até o final do mês, a campanha “Doe amor, a Fasam compartilha” recebe as doações que serão distribuídas ao Centro de Valorização da Mulher (Cevam), Hospital Araújo Jorge e Pastoral de Rua (Campinas).

Localizada na BR-153, no Jardim da Luz, a Fasam vai espalhar pontos de coleta dentro da faculdade. Além da entrega espontânea, as inscrições para os eventos acadêmicos do mês de março serão feitas mediante a doação de um produto de cuidado feminino. O valor tradicionalmente investido neste período na aquisição de brindes para o público feminino interno – funcionárias, professoras, coordenadoras e alunas – também será revertido em doação. Em 2017, a campanha arrecadou mais de três mil itens de higiene e beleza.

“Não poderíamos deixar de dar continuidade a uma ação de sucesso como essa campanha. Contamos com o apoio de todos para elevarmos a autoestima de milhares de mulheres em Goiânia. Nosso objetivo é apoiar e demonstrar o respeito à proteção de direitos humanos”, afirma o diretor administrativo-financeiro da Fasam, Ítalo Castro.

Fazem parte da lista de produtos para doação: shampoo, sabonete, absorvente, creme dental, escova de dente, desodorante, hidratante, filtro solar, itens de maquiagem, esmalte, lixa de unha, pinça de sobrancelha, espelho de bolsa e bijuterias.

 Conceito da Campanha

A campanha “Doe amor, a Fasam compartilha” se insere na Política Global de Sustentabilidade da Fasam e agrega um dos princípios do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), relacionado a Direitos Humanos, e que preconiza que “as empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente; e assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos”.

Também ressalta os direitos da mulher, que, de acordo com a ONU, são Direito à vida; Direito à liberdade e à segurança pessoal; Direito à igualdade e a estar livre de todas as formas de discriminação; Direito à liberdade de pensamento; Direito à informação e à educação; Direito à privacidade; Direito à saúde e à sua proteção; Direito a construir relacionamento conjugal e a planejar a sua família; Direito a decidir ter ou não ter filhos e quando tê-los; Direito aos benefícios do progresso científico; Direito à liberdade de reunião e participação política e Direito a não ser submetida a torturas e maltrato.

Sobre os beneficiados

O Centro de Valorização da Mulher – Cevam é um espaço que abriga mulheres que precisam deixar seus lares devido a situações de conflitos. A instituição atende mulheres, crianças e adolescentes em situação de violência, dando apoio psicológico, jurídico e pedagógico.

A Pastoral de Rua Casa Santo Afonso está ao lado da igreja Matriz de Campinas. Todos os dias a casa recebe moradores de rua da região para um café da manhã e banho. Na sequência, eles – quando interessam – são encaminhados para a família ou para oportunidades de emprego. Às quartas e domingos, são realizados os “Dias da Beleza”, quando voluntários promovem cortes de cabelo e barba e maquiagem. A casa é mantida pelos voluntários, além da ajuda da Igreja Católica com alimentos.

O Hospital Araújo Jorge (HAJ) é uma unidade de saúde privada e filantrópica, atendendo em média 80% dos pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O HAJ atende cerca de 30 mil pacientes mensal de todas as idades, oferecendo tratamento para todos os tipos de câncer com os mais modernos recursos.

Sobre a Fasam

A Fasam – Faculdade Sul-Americana foi fundada em 2001, a partir de um ousado projeto do professor Paulo Gonçalves de Castro, que atua na área de ensino há 44 anos. Com uma comunidade acadêmica formada por mais de quatro mil pessoas, a Fasam oferece dez cursos de Graduação, além de cursos Sequenciais e de Pós-graduação, todos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Em 2015, a área construída atingiu aproximadamente 12 mil m2 – na BR 153, Km 502, Jardim da Luz – com completa infraestrutura e instalações adequadas para o desenvolvimento de atividades acadêmicas e práticas incluindo laboratórios, biblioteca, espaços exclusivos de estudo e orientação, além de áreas de convivência. A Fasam também oferece diversos serviços à comunidade por meio de seus laboratórios práticos, com a supervisão de profissionais, como o NPJ – Núcleo de Prática Jurídica, o 5º CEJUSC – 5º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, e Clínica Odontológica. O vestibular, uma das formas de acesso aos cursos de graduação, é realizado semestralmente. O processo de inscrição pode ser feito 100% pelo site da Faculdade. A Fasam também aceita a nota do ENEM para ingresso na instituição, além de oferecer processo seletivo para portadores de diploma e transferência.

Foto: Entrega de doações da campanha da Fasam de 2017. Crédito: Cleudo Edson

Serviço

3º edição da campanha da Fasam “Doe amor, a Fasam compartilha”

Data: 8 a 31 de março

Postos de coleta: Fasam – BR-153, 502 – Jardim da Luz, Goiânia – GO

You must be logged in to post a comment Login