IEL Goiás e Yamana Gold assinam contrato para desenvolvimento do PDF no Norte goiano

By on novembro 26, 2018
fotos Alex Malheiros 21-11-2018 (5)

Com a participação de representantes de Campinorte, Alto Horizonte e Nova Iguaçu, empresas formalizam parceria para capacitar fornecedores e acelerar o crescimento econômico da região

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Goiás), a mineradora canadense Yamana Gold e os municípios de Campinorte, Alto Horizonte e Nova Iguaçu oficializaram uma parceria que objetiva capacitar fornecedores voltados para o setor de mineração. O compromisso, que contribui para o desenvolvimento econômico e empresarial da região Norte de Goiás, foi firmado em solenidade para a assinatura do contrato de implantação do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores nas três cidades. O evento foi realizado na tarde da última terça-feira (20/11), no Salão de Eventos Daniel Viana, no 4º andar da Casa da Indústria, em Goiânia.

“O Programa é uma iniciativa exitosa do IEL Goiás e que comprova a importância da parceria do Sistema Fieg com as indústrias goianas com o objetivo de melhorar o ambiente de negócios de nosso Estado e, sobretudo, multiplicar as boas práticas do setor empresarial, fomentando o crescimento e o aperfeiçoamento das empresas locais e contribuindo com a geração de mais emprego e renda nos diversos municípios goianos”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg).

A assinatura do contrato contou com autoridades das três cidades, além de representantes da Yamana Gold, que recebe o nome de Mineração Maracá na unidade daquela região.  “O PDF é de fundamental importância para Campinorte. Vemos empresas de fora ganharem licitações em nossa cidade. Precisamos nos preparar, e temos potencial para isso, incentivando o comércio e a indústria para aumentarem sua competitividade. A população tem muito a ganhar. Estou certo de que a economia das cidades terá um grande impulso, a partir de 2019”, prevê Agnaldo Antônio Ávila, prefeito de Campinorte.

O vice-prefeito de Alto Horizonte, Silvestre Rodrigues, e o prefeito de Nova Iguaçu, Vilcimar Pereira Pinto, conhecido como Cimá, também acreditam no impulso da economia da região a partir da entrada do IEL Goiás com sua expertise. “O trabalho desenvolvido pelo IEL será de fundamental importância para o crescimento do nosso comércio. A chegada da mineração em Alto Horizonte, em 2004, mudou muito a realidade da cidade. Não tenho dúvida que, com o desenvolvimento do PDF, o município e seus empresários entrarão em um novo patamar”, observou Silvestre.

“Nossa cidade é simples e humilde, mas, a partir do Programa que está sendo implantado pelo IEL, vejo um grande crescimento do comércio local a partir de 2019, com geração de empregos e aumentando o número de empresas fornecedoras da mineradora”, previu Vilcimar.

INVESTIMENTO

O Programa será desenvolvido em ciclos e contará com a participação de 41 empresas localizadas nos três municípios. Os fornecedores receberão consultorias especializadas em diversas áreas de negócios, participando também de cursos que os capacitarão a exercer suas atividades de gestão.

“Temos uma carência grande de parceiros que possam fornecer serviços e produtos naquela região. O momento é este para desenvolvermos um trabalho mais robusto frente à mineradora. O Programa é importante para fomentar o desenvolvimento local, de forma organizada, valorizando as empresas da região, podendo gerar mais emprego e renda”, ressaltou Daniel Daher Júnior, gerente geral da Yamana Gold.

O primeiro curso (Planejamento Estratégico) será realizado na próxima semana, com a realização da capacitação de fornecedores em Alto Horizonte e Nova Iguaçu. Serão quatro dias de curso, seguidos de consultoria em suas empresas. Na semana seguinte, os fornecedores de Campinorte receberão a capacitação.

As empresas atuam nas áreas de eventos, confecção, construção civil, transporte, mecânica automotiva, serviço e indústria em geral, fabricação, comunicação, publicidade, montagem e manutenção industrial. No decorrer do Programa, outras empresas poderão ser convidadas a integrar o grupo.

O evento desta terça-feira contou com as presenças do prefeito de Nova Iguaçu de Goiás, Vilcimar Pereira Pinto; do secretário da indústria e comércio de Nova Iguaçu, Osvair Ribeiro de Moraes; do secretário municipal de desenvolvimento e assuntos federativos de Alto Horizonte, Fariston Monterello; além do coordenador regional Brasil de compras da Yamana Gold, Alex Marques de Souza.

Na foto: Pedro Alves de Oliveira, Daniel Daher Jr, Humberto Oliveira e Alex Marques  (Crédito: Alex Malheiros)

You must be logged in to post a comment Login