Teatro Goiânia recebe 8ª edição do Goyaz Festival

By on abril 11, 2018
Hermeto Pascoal 2 - por Gabriel Quintão

O festival de música instrumental é um dos mais tradicionais no país e o maior do gênero no Centro-Oeste

De 26 a 28 de abril acontece, no Teatro Goiânia, mais uma edição do Goyaz Festival, um dos eventos musicais mais tradicionais do país e que se tornou referência para a música instrumental, oferecendo ao público o que existe de melhor no segmento. Em sua 8ª edição, o festival conta com um caleidoscópio de sons, apresentando as criações regionais, nacionais e internacionais, passando por inúmeros gêneros que vão desde o Jazz à World Music. A Orquestra Filarmônica de Goiás abrirá o evento no dia 26, às 20h30.

O compositor e multi instrumentista, Hermeto Pascoal, é uma das grandes atrações do Goyaz Festival. Ele é considerado por boa parte dos músicos como um dos maiores gênios em atividade na música mundial, pois toca teclado, piano, flauta-baixo, escaleta, sanfona 8 baixos, porcos, chaleira, berrante e uma infinidade de instrumentos. Ao longo de sua carreira já lançou mais de 35 discos, compôs peças sinfônicas e excursiona frequentemente aos Estados Unidos e Europa, onde é muito popular.

Outra atração que promete não deixar ninguém parado é a Funqquestra, que é um encontro de diferentes influências que traz a diversão do funk, o improviso do jazz e a originalidade brasileira de uma orquestra de formação incomum: duas baterias tocando juntas – que se somam aos sons da guitarra, baixo, sintetizadores e metais.

O evento contará ainda com duas grandes apresentações regionais: Bruno Rejan e Marcelo Maia e Banda do Pençanha. Contrabaixista, arranjador e compositor, Bruno Rejan é reconhecido pela sua versatilidade como músico. Já trabalhou com artistas renomados como Renato Teixeira, João Bosco, Lenine, Levy Andrade, entre outros. Recentemente lançou seu primeiro álbum, intitulado Bruno Rejan.

Marcelo Maia é um artista de carreira reconhecida no cenário da música popular instrumental brasileira e criou o projeto Marcelo Maia e Banda do Pençanha, que é composta por músicos jovens do curso técnico de Música do IFG, formando assim, uma big band. O repertório conta com músicas autorais tocadas por instrumentos de orquestra erudita.

Um dos grandes pianistas brasileiros de Jazz da atualidade, David Feldman, também se apresentará no palco do Teatro Goiânia. O baixista Michael Pipoquinha, um dos novos músicos que estão fazendo sucesso no Brasil e no exterior, se juntará ainda com o multi instrumentista Arismar do Espírito Santo e prometem fazer um show de muita qualidade musical.

Em suas edições anteriores, o Goyaz Festival recebeu grandes nomes da música instrumental como Naná Vasconcelos, Trio Corrente, Hamilton de Holanda, Eumir Deodado, Samba Jazz Trio, Arthur Maia, João Donato, Ivan Ornelas, Kiko Continentino, Guinga, os internacionais Nicolas Krassic e Scott Feiner, entre outros.

Confira a programação completa:

26/04 (quinta-feira)

20h30 – Abertura da Orquestra Filarmônica de Goiás

27/04 (sexta-feira)

20h – Marcelo Maia e Banda do Peçanha

21h – David Feldman Trio

22h30 – Hermeto Pascoal & Grupo

28/04 (sábado)

20h – Bruno Rejan

21h – Michael Pipoquinha com participação especial de Arismar do Espírito Santo

22h30 – Funqquestra

Serviço

Goyaz Festival – Festival de Música Instrumental

Data: 26 a 28 de abril

Local: Teatro Goiânia – Avenida Tocantins, esquina com Avenida Anhanguera, Qd. 67 Lt. 32, Setor Central

Mais informações: http://goyazfestival.com.br/

*** Foto: Hermeto Pascoal – por Gabriel Quintão

You must be logged in to post a comment Login